sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS EM CAIÇARA



O feriado do Dia de Finados em Caiçara foi marcado por visita ao cemitério da comunidade. Às sete horas da manhã foi celebrada uma missa na capela velório, mas durante todo o dia houve um grande movimento de pessoas da sede e de toda região.




Você sabia que ...

... em todo o mundo, a Igreja Católica celebra o Dia de Finados em 2 de novembro. Nessa data, missas são celebradas em cemitérios e nas paróquias, especialmente na intenção dos falecidos.  ... participar desta celebração é um ato de gratidão, caridade e uma consequência da fé. Este é um dia em que nós nos lembramos daqueles que estão na presença de Deus. Para nós, que temos fé, a morte não tem a palavra final. A palavra final pertence à vida, porque o Senhor ressuscitou.  ... aos que visitam o cemitério e rezam pelos mortos, a Igreja concede indulgência plenária. Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas por seus pecados.

... da mesma maneira que os familiares costumam, em datas especiais, lembrar e orar pelos seus mortos, a Igreja, que acredita na comunhão dos santos, não se esgota na realidade daqueles que caminham neste mundo, mas se estende àqueles que estão na casa do Pai. O corpo de Cristo é a Igreja, não somente constituída da Igreja militante, que são os que caminham, mas também da Igreja triunfante, que insere os que estão no céu, e da Igreja padecente, que se constitui dos que ainda aguardam a manifestação gloriosa do Senhor.

 ... no Dia de Finados, a liturgia indica o uso de paramentos de cor preta ou roxa e pede sobriedade na ornamentação e nos cantos. ... o costume de orar pelos mortos é uma realidade desde os primeiros tempos do Cristianismo e foi conservado pelas comunidades cristãs. A criação da data deve-se a Santo Odilon, ele sugeriu que, do mesmo modo que havia um dia para a celebração de Todos os Santos, devia também haver um dia dedicado à celebração de todos os fiéis falecidos.

0 Respostas a “DIA DE FINADOS EM CAIÇARA”

Postar um comentário

© Caiçara Notícias - Todos direitos reservados. | 2009 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto